Notícias e Eventos

Get to know the selected papers of TICAL2018 and the 2nd e-Science Meeting Get to know the selected papers of TICAL2018 and the 2nd e-Science Meeting 06-07-2018 The Evaluation Committee of the TICAL Conference and the Latin American e-Science...
Calls for TICAL2018 and the 2nd Meeting of e-Science received 175 work proposals Calls for TICAL2018 and the 2nd Meeting of e-Science received 175 work proposals 14-06-2018 A little less than four months after the launch of the TICAL and the 2nd Latin American...

Objetivo específico 5: Sensibilizar a los usuarios sobre las posibilidades abiertas por el despliegue de esta nueva red, aprovechando las sinergias entre los principales grupos de usuarios, difundiendo casos de uso interesantes y favoreciendo el intercambio de información entre los usuarios de toda la región y entre ellos y sus interlocutores europeos y de todo el mundo.

Pacote de Trabalho 5: Información a usuarios finales

Resultado esperado: Uma comunidade de usuários latinoamericana consciente das possibilidades da nova infraestrutura e um conjunto de mecanismos de interação constante entre as RNIEs, RedCLARA e as comunidades de usuários, assegurando o fluxo permanente de informações em todas as direções.

Descrição:
A nova rede óptica abrirá novas oportunidades para as RNIEs conectadas à RedCLARA, como o acesso à Internet de Commodities para suas comunidades e outros usuários institucionais, como o governo, ONGs e outras organizações de benefício social. Por outro lado, usuários científicos e educacionais verão sua conectividade ser muito melhorada, tornando viáveis possibilidades ​​que agora estão fora de seu escopo financeiro, como a observação em tempo real nos observatórios astronômicos ou parcerias no projeto ATLAS, em seu nível Nível 1.

A fim de tornar conhecidas às instituições finais todas estas novas possibilidades, os canais de disseminação primária serão os das RNIEs. Além disso, eventos regionais como TICAL, realizado anualmente por RedCLARA e que reúne os CEOs das universidades da América Latina e outras organizações, serão fundamentais para o intercâmbio de experiências e conhecimento sobre novas possibilidades, ao mesmo tempo em que abrem oportunidades de treinamento para seus técnicos.

Os cientistas e educadores, no entanto, não têm um evento regional para trocar experiências, compartilhar aplicações e ter acesso a treinamento especializado sobre o uso da rede, em particular sobre as novas possibilidades abertas por esta nova rede. Por esta razão, organizaremos uma reunião especificamente adaptada a estas comunidades, que se pretende realizar anualmente, na qual os utilizadores e técnicos poderão se reunir e interagir, trocar ideias, aplicações e boas práticas. Este novo evento será complementado pela divulgação de boas práticas, vídeos de treinamento e outros materiais para usuários finais no portal de colaboração desenvolvido por ocasião dos projetos ELCIRA e MAGIC (http://colaboratorio.redclara.net).

Objetivo específico 4: Garantir a sustentabilidade da infraestrutura óptica criando um novo modelo financeiro para RedCLARA. Este deve levar em consideração as novas possibilidades regionais e os menores custos oferecidos pelo acesso transatlântico direto às redes de pesquisa e educação em todo o mundo, bem como à Internet de commodities.

Pacote de Trabalho 4: Sustentabilidad

Resultado esperado: Um novo modelo de financiamento para RedCLARA que permita a sustentabilidade de longo prazo da rede latinomericana

Descrição:
O Modelo de Financiamento de RedCLARA foi criado utilizando como base o modelo de partilha de custos de GÉANT naquele tempo. O mecanismo de RedCLARA leva em conta:

a) Atividades de base comum, tais como Gestão, Promoção e disseminação de projetos;
b) Custos de backbone e intercontinentais; e
c) Custos de acesso.

Enquanto a) é igualmente partilhada entre os parceiros, os outros dois pontos têm em comum a suposição básica de que a largura de banda é escassa e, portanto, o algoritmo de partilha de custos baseia-se na atribuição de custos aos escassos recursos, acrescido de um fator de redistribuição "solidária", tornando possível subsidiar o acesso aos países menos favorecidos.

Quando o novo backbone estiver em vigor e a capacidade do cabo submarino direto para a Europa for implementada, as hipóteses deste modelo serão completamente alteradas: a largura de banda disponível será tão grande quanto o necessário (e seus custos de atualização serão relativamente marginais), enquanto os custos de acesso serão difíceis de medir, pois o backbone cruzará realmente a maioria de países. As exceções de Uruguai e Venezuela serão superadas em um futuro próximo, quando estes países desenvolverem suas redes internas e se conectarem aos pontos de acesso fronteiriços que BELLA-T deixará prontos para eles: Cúcuta para a Venezuela e Santana do Livramento para o Uruguai.

Esta nova realidade exigirá a adoção de um novo Modelo de Financiamento para RedCLARA com o objetivo de cobrir a gestão, as operações e a atualização da rede, bem como a adição de novas capacidades na parte submarina e outros custos. Este novo modelo será desenvolvido em conjunto com as RNIEs parceiras de RedCLARA e procurará incentivar o uso da rede e garantir que os países que sofrem com restrições econômicas em suas redes nacionais sejam capazes de suportar conectividade de primeira classe.

Objetivo específico 3: Formar o capital humano necessário para a implantação, manutenção e exploração de redes ópticas, partilhando conhecimentos especializados, formando novas equipes e reforçando as redes de cooperação entre as RNIEs, o que é fundamental para o bom funcionamento e exploração da rede óptica proposta.

Pacote de Trabalho 3: Desarrollo de capacidades

Resultado esperado: Um grupo de técnicos bem treinados em tecnologia e segurança ópticas, capazes de desenvolver, gerir, operar, manter e atualizar redes ópticas

Descrição:
A engenharia e as operações das RNIEs, bem como o novo backbone óptico de RedCLARA, exigirão o desenvolvimento de novas capacidades entre engenheiros e técnicos em todas as RNIEs parceiras, assim como na equipe de engenharia de RedCLARA. Treinamentos serão realizados por meio de cursos presenciais, e os materiais e apresentações serão gravados e disponibilizados no Portal de RedCLARA e do website do Projeto.

O treinamento incluirá os seguintes assuntos:

Desenho de Redes Ópticas
Gestão de Redes Ópticas
Layer 2 Networking
Roteamento IP Avançado
Segurança de rede

Os participantes serão os engenheiros de rede de todas as RNIEs parceiras de RedCLARA, bem como os engenheiros e técnicos interessados que participem das reuniões TICAL (TICAL é a Comunidade dos Diretores TIC das universidades latinoamericanas, que se reúne uma vez por ano para intercambiar experiências, construer projetos de colaboração e trabalhar em conjunto. Ve já mais em http://tical2016.redclara.net) organizadas anualmente por RedCLARA. Espera-se que pelo menos 60 técnicos e engenheiros sejam treinados.

Parceiros de BELLA-T

 
 
 

Contato

Caso você necessite de mais informações, escreva-nos

Agradecimentos

BELLA é cofinanciado pela Comissão Europeia.

EC emblem