Objetivo específico 2: Potencializar a sinergia entre RedCLARA e as RNIEs da América do Sul, aproveitando-se do fato de que o backbone terrestre proposto por BELLA atravessará várias cidades em cada um dos países envolvidos, possibilitando a partilha da mesma infraestrutura óptica para melhorar a capilaridade e reforçar a rede nacional.
Pacote de Trabalho 2: Desarrollo Óptico de las RNIE
Resultado esperado: Redes ópticas em cada um dos países sócios que compartilham a infraestrutura com o backbone óptico latinoamericano.
Descrição:
Conforme descrito anteriormente, o backbone óptico de RedCLARA será formado pela construção de comprimentos de onda na infraestrutura física criada pela remendagem conjunta dos backbones físicos dos países parceiros; daí, o caminho da fibra será compartilhado pelas RNIEs de cada país e pelo backbone de RedCLARA. Os países parceiros serão encorajados e apoiados a completarem suas redes nacionais para garantir não apenas o trânsito para o backbone de RedCLARA, mas também a capilaridade de sua infraestrutura interna. Isto será expandido para cobrir suas principais cidades e assegurar a conexão state-of-the-art de todas as instituições sócias da RNIE e, consequentemente, seu acesso à conectividade internacional e intercontinental fornecida por RedCLARA.
As redes das seguintes RNIEs se tornarão totalmente ópticas até o final do projeto: Brasil (RNP), Chile (REUNA), Colômbia (RENATA) e Equador (CEDIA). O projeto também produzirá um backbone na Argentina que poderá ser usado posteriormente por InnovaRed para implantar uma rede totalmente óptica.